• ENTRAR
  • Nenhum produto no carrinho.

Você já ouviu falar em psicoterapia de curto prazo?

Você já ouviu falar em psicoterapia de curto prazo? Também chamada de psicoterapia breve, trata-se de uma psicoterapia que possui um foco; o paciente traz uma problemática com a qual está com dificuldade de lidar sozinho e recebe o trabalho do psicoterapeuta em cima dela individualmente. Portanto, é uma psicoterapia com um problema específico a ser resolvido.

A psicoterapia breve é dividida em três fases:

Fase Inicial
Nessa primeira fase, o psicoterapeuta escuta o problema do paciente, compreende o que está acontecendo, e traça uma estratégia de intervenção junto ao paciente.

Fase Medial
Nesse segundo momento, o psicoterapeuta se utilizará de técnicas, que variarão de acordo com a abordagem teórica individual, para trabalhar o que foi combinado com o paciente na primeira entrevista. Por vezes, o paciente trará a tona outros conteúdos durante o tratamento, porém o psicoterapeuta não trabalhará com esses conteúdos; sua escuta será seletiva, focada na problemática estabelecida inicialmente.

Fase Terminal
Nessa fase, o psicoterapeuta começa o encerramento do trabalho terapêutico, sem abrir novos leques para atuação, realizando uma recapitulação do que foi feito durante o tratamento e ouvindo do paciente se foi possível alcançar os objetivos traçados inicialmente nas primeiras consultas.

 


➤ Conheça nosso curso: https://grupoeducativa.com.br/course/psicoterapia-breve-diagnostico-e-intervencao/


 

Há casos em que, durante o processo, são identificados aspectos que precisam receber um trabalho mais profundo, ou seja, um problema mais nuclear do indivíduo. Nesses casos, é indicada a terapia convencional de longo prazo.

A psicoterapia breve apresenta uma média de 20 sessões, divididas em 6 meses, para o desenvolvimento do tratamento. No entanto, não é um número fixo e varia conforme a abordagem teórica e o problema a ser tratado.

 

 


➤ Conheça nosso curso: https://grupoeducativa.com.br/course/psicoterapia-breve-diagnostico-e-intervencao/


 

Quer receber mais dicas em Psicologia? Se inscreva no meu canal do Youtube clicando no link abaixo, que semanalmente enviarei para você!

➤ INSCREVA-SE: https://grupoeducativa.com.br/youtube

FAÇA UM CURSO GRATUITO: https://grupoeducativa.com.br/gratuito

 

Há 30 anos trabalho formando psicólogos brasileiros e quero agora compartilhar esse conhecimento com você. Quer saber o que vou falar na próxima DicasPsi? Entre no meu site e outras redes sociais, que encontro com você muito em breve!! Até já!

➤ FACEBOOK – https://grupoeducativa.com.br/facebook
➤ INSTAGRAM – https://grupoeducativa.com.br/instagram

 

Sobre Maria Angelica:

Maria Angélica Gabriel é graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), especialista em Psicologia Social, mestre em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Gama Filho (1996).

Professora de cursos de Graduação com ênfase em educação e saúde mental. Credenciada pela CABERJ, Petrobrás – Petróleo Brasileiro e Petrobrás Distribuidora S/A para atendimento de funcionários com conflitos relacionados ao ambiente de trabalho e outros. CREDENCIADA PELA POLICIA FEDERAL PARA AVALIAÇÃO DE APTIDÕES PARA POSSE E PORTE DE ARMA DE FOGO. Possui 30 anos de experiência em gestão de instituições de ensino. Professora e mentora de cursos de graduação, aperfeiçoamento, pós-graduação e extensão, presenciais e online. Autora de projetos pedagógicos e normas de elaboração de trabalhos acadêmicos e outros documentos relacionados ao ensino. Mentora e coordenadora de projetos sociais e de pesquisa.

Recebeu o Prêmio de Professora Cidadã Responsável Social em 2014 e o Prêmio de Responsabilidade Social com o Projeto Educando para a Paz na Força de Pacificação da Maré pelo Exército Brasileiro em 2015. Membro do Conselho Comunitário de Segurança da AISP22 – Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro (2013-2015).

19 de abril de 2021

0 respostas em "Você já ouviu falar em psicoterapia de curto prazo?"

    Deixe uma resposta

    %d blogueiros gostam disto: