• LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

Testes e técnicas que o Psicólogo precisa conhecer para realizar a avaliação para porte de armas de fogo

Se você deseja se tornar um psicólogo credenciado da Polícia Federal para fazer a avaliação de aptidões e habilidades para porte ou posse de armas de fogo, você precisa estar ciente da série de instrumentos de avaliação psicológica exigidos pela PF.

Existem diversas características de personalidade favoráveis, como equilíbrio e controle emocional, por exemplo, mas há também os fatores restritivos, aqueles que quando presentes em níveis significativos determinam a impossibilidade de posse ou porte de arma de fogo, um risco para a vida da pessoa em questão ou da sociedade.

Para que seja possível avaliar esses quesitos favoráveis e restritivos, são necessários instrumentos exigidos pela Polícia Federal.

A Polícia Federal não diz exatamente qual teste o psicólogo deve utilizar, mas determina que deve existir um teste que avalie “x” questão de tal maneira, ou seja, a PF não diz qual o teste que o psicólogo deve utilizar, mas diz quais as modalidades de testes exigidos para compor a bateria de testes e técnicas exigidas

Os instrumentos e técnicas de avaliação obrigatórios são:

  • Entrevista semi-estruturada, na qual você deixa o entrevistado à vontade para falar sobre aspectos de sua personalidade, porém dirigindo o diálogo em alguns momentos;
  • Um teste de atenção (concentrada e difusa)
  • Um teste de memória (memória auditiva e memória visual);
  • Um teste de personalidade expressivo, isto é, aquele em que a pessoa expressa sua personalidade;
  • Um teste de personalidade projetivo, que são testes psicológicos em que você dá um estímulo e a pessoa projeta, coloca determinadas características da personalidade no material projetado.

Obviamente, outros instrumentos e técnicas de avaliação poderão ser utilizados para avaliação de alguns fatores, mas esses cinco são o mínimo obrigatório de acordo com a Polícia Federal.

 

 

➤ Conheça nosso curso: https://grupoeducativa.com.br/course/curso-de-capacitacao-avaliacao-psicologica-de-aptidoes-para-porte-de-arma-de-fogo-online/

 

Quer receber mais dicas em Psicologia? Se inscreva no meu canal do Youtube clicando no link abaixo, que semanalmente enviarei para você!

➤ INSCREVA-SE: https://grupoeducativa.com.br/youtube

FAÇA UM CURSO GRATUITO: https://grupoeducativa.com.br/gratuito

➤ INSCREVA-SE: https://grupoeducativa.com.br/youtube

➤ FAÇA UM CURSO GRATUITO: https://grupoeducativa.com.br/gratuito

 

Há 30 anos trabalho formando psicólogos brasileiros e quero agora compartilhar esse conhecimento com você. Quer saber o que vou falar na próxima DicasPsi? Entre no meu site e outras redes sociais, que encontro com você muito em breve!! Até já!

➤ FACEBOOK – https://grupoeducativa.com.br/facebook
➤ INSTAGRAM – https://grupoeducativa.com.br/instagram

 

Sobre Maria Angelica:

Maria Angélica Gabriel é graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), especialista em Psicologia Social, mestre em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Gama Filho (1996).

Professora de cursos de Graduação com ênfase em educação e saúde mental. Credenciada pela CABERJ, Petrobrás – Petróleo Brasileiro e Petrobrás Distribuidora S/A para atendimento de funcionários com conflitos relacionados ao ambiente de trabalho e outros. CREDENCIADA PELA POLICIA FEDERAL PARA AVALIAÇÃO DE APTIDÕES PARA POSSE E PORTE DE ARMA DE FOGO. Possui 30 anos de experiência em gestão de instituições de ensino. Professora e mentora de cursos de graduação, aperfeiçoamento, pós-graduação e extensão, presenciais e online. Autora de projetos pedagógicos e normas de elaboração de trabalhos acadêmicos e outros documentos relacionados ao ensino. Mentora e coordenadora de projetos sociais e de pesquisa.

Recebeu o Prêmio de Professora Cidadã Responsável Social em 2014 e o Prêmio de Responsabilidade Social com o Projeto Educando para a Paz na Força de Pacificação da Maré pelo Exército Brasileiro em 2015. Membro do Conselho Comunitário de Segurança da AISP22 – Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro (2013-2015).

2 responses on "Testes e técnicas que o Psicólogo precisa conhecer para realizar a avaliação para porte de armas de fogo"

  1. certainly like your website but you have to check the spelling on several of your posts. Several of them are rife with spelling issues and I to find it very bothersome to inform the reality on the other hand I will surely come again again.

  2. I will immediately clutch your rss feed as I can’t find your email subscription link or newsletter service. Do you have any? Please let me realize so that I may just subscribe. Thanks.

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X
X