• LOGIN
  • Nenhum produto no carrinho.

5 exigências para você se tornar um psicólogo credenciado da Polícia Federal

O psicólogo credenciado pela Polícia Federal está apto para a realização da avaliação psicológica de pessoas que desejam a posse ou porte de armas de fogo. Se você tem interesse nessa área, é imprescindível que você conheça e se adeque às exigências que o DPF (Departamento da Polícia Federal) faz para se tornar um profissional credenciado. São elas:

 

1 – Estar inscrito no Conselho de Psicologia;

2 – Comprovar atuação, sendo pelo menos 2 anos de experiência como psicólogo;

3 – Provar sua idoneidade junto ao Ministério da Justiça, isto é, nos níveis federal, estadual e municipal, tendo algum documento da Polícia Civil que comprove que você não tenha antecedentes criminais;

4 – Comprovar que você possui um local adequado para aplicação dos testes, isto é, um espaço, consultório ou clínica que possua alvará, esteja de acordo com a vigilância sanitária e tenha mobiliário necessário para realização dos testes exigidos;

5 – Possuir uma certificação que comprove seu conhecimento acerca dos testes a serem aplicados na avaliação psicológica para porte e posse de armas de fogo.

 

Em relação ao último ponto, os pré-requisitos da Polícia Federal são que você tenha conhecimento de pelo menos um teste projetivo, um teste expressivo, teste de atenção (concentrada e difusa), teste de memória e conhecimento de entrevista semi-estruturada.

No Brasil, nós temos algumas instituições que oferecem cursos de capacitação. Esses cursos não têm uma carga horária definida pela Polícia Federal, mas é sabido que eles exigem um mínimo de 40 horas. Aqui no Grupo Educativa nós oferecemos esse curso, mas não conseguimos trabalhar todo esse conhecimento em apenas 40 horas, aqui você fará o curso em 80 horas.


➤ Conheça nosso curso: https://grupoeducativa.com.br/course/curso-de-capacitacao-avaliacao-psicologica-de-aptidoes-para-porte-de-arma-de-fogo-online/


O nosso curso conta com uma parte teórica e uma prática, então os participantes praticam esses testes no decorrer do curso. Isso é de suma importância, porque a maioria dos psicólogos, pelo menos os que vêm nos buscar, não têm muito conhecimento acerca dos testes projetivos e expressivos, e sim dos testes objetivos. Apesar de você conseguir fazer um levantamento e chegar a alguns aspectos da personalidade com os testes objetivos, a Polícia Federal pede que sejam avaliados com testes projetivos e expressivos.

Se você atender as exigências que descrevi acima, você preencherá um formulário próprio da Polícia Federal, que você encontra no próprio site da PF, e encaminhará essa documentação para análise.

 

 

➤ Conheça nosso curso: https://grupoeducativa.com.br/course/curso-de-capacitacao-avaliacao-psicologica-de-aptidoes-para-porte-de-arma-de-fogo-online/

 

Quer receber mais dicas em Psicologia? Se inscreva no meu canal do Youtube clicando no link abaixo, que semanalmente enviarei para você!

➤ INSCREVA-SE: https://grupoeducativa.com.br/youtube

FAÇA UM CURSO GRATUITO: https://grupoeducativa.com.br/gratuito

➤ INSCREVA-SE: https://grupoeducativa.com.br/youtube

➤ FAÇA UM CURSO GRATUITO: https://grupoeducativa.com.br/gratuito

 

Há 30 anos trabalho formando psicólogos brasileiros e quero agora compartilhar esse conhecimento com você. Quer saber o que vou falar na próxima DicasPsi? Entre no meu site e outras redes sociais, que encontro com você muito em breve!! Até já!

➤ FACEBOOK – https://grupoeducativa.com.br/facebook
➤ INSTAGRAM – https://grupoeducativa.com.br/instagram

 

Sobre Maria Angelica:

Maria Angélica Gabriel é graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), especialista em Psicologia Social, mestre em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Gama Filho (1996).

Professora de cursos de Graduação com ênfase em educação e saúde mental. Credenciada pela CABERJ, Petrobrás – Petróleo Brasileiro e Petrobrás Distribuidora S/A para atendimento de funcionários com conflitos relacionados ao ambiente de trabalho e outros. CREDENCIADA PELA POLICIA FEDERAL PARA AVALIAÇÃO DE APTIDÕES PARA POSSE E PORTE DE ARMA DE FOGO. Possui 30 anos de experiência em gestão de instituições de ensino. Professora e mentora de cursos de graduação, aperfeiçoamento, pós-graduação e extensão, presenciais e online. Autora de projetos pedagógicos e normas de elaboração de trabalhos acadêmicos e outros documentos relacionados ao ensino. Mentora e coordenadora de projetos sociais e de pesquisa.

Recebeu o Prêmio de Professora Cidadã Responsável Social em 2014 e o Prêmio de Responsabilidade Social com o Projeto Educando para a Paz na Força de Pacificação da Maré pelo Exército Brasileiro em 2015. Membro do Conselho Comunitário de Segurança da AISP22 – Secretaria de Segurança do Estado do Rio de Janeiro (2013-2015).

2 responses on "5 exigências para você se tornar um psicólogo credenciado da Polícia Federal"

  1. I’m still learning from you, but I’m trying to reach my goals. I absolutely enjoy reading everything that is written on your blog.Keep the information coming. I liked it!

  2. Have you ever considered creating an e-book or guest authoring on other websites? I have a blog based upon on the same information you discuss and would love to have you share some stories/information. I know my subscribers would appreciate your work. If you are even remotely interested, feel free to shoot me an e mail.

Leave a Message

O seu endereço de e-mail não será publicado.

X
X